Quais os melhores indicadores de performance do mercado?

O que são indicadores de performance para empresas? Acesse o artigo da BGR Consulting

O uso de KPIs (indicadores de performance) é uma das principais práticas de gestão empresarial. A avaliação de operações por meio de métricas ajuda tanto no reforço quanto na revisão de estratégias. 

Indicadores de performance no planejamento empresarial 

Em geral, os indicadores de performance são utilizados para a obtenção de informações sobre o desempenho de uma determinada atividade empreendedora. Também chamados de KPIs (sigla em inglês para Key Performance Indicators), eles servem tanto no exame de processos operacionais quanto de gestão. 

Como a avaliação do cumprimento de metas é essencial em uma empresa, essas medidas fornecem pistas para otimizar padrões. Ou seja, será possível adequar práticas, repensar metas e até mesmo reforçar pontos positivos. 

Além disso, as métricas de desempenho também são úteis quando o assunto é avaliação de produtos, serviços e estratégias de venda.

De caráter quantitativo ou qualitativo, é possível utilizar os indicadores de performance de maneira isolada. Entretanto, seu maior potencial acontece quando há comunicação entre os métodos avaliativos. Continue no blog e conheça os principais indicadores de desempenho empresarial. 

Principais indicadores de performance

Como dito, o papel dos indicadores de performance é diverso, podendo o método avaliativo variar de acordo com o que está sendo observado e com quais finalidades. 

Ainda assim, é possível estipular algumas entre as principais métricas utilizadas no mundo corporativo, sobretudo se forem pensadas a partir das áreas de atuação e de suas respectivas metas.

Segundo artigo do SEBRAE, é possível dividir os indicadores em nove tipos, sendo eles relacionados com a produtividade e qualidade da empresa, assim como com as finanças, que englobam questões de lucratividade, competitividade e valor.

Também entram na conta recursos humanos, sustentabilidade e inovação. É possível aplicar os indicadores de performance em cada uma dessas áreas, sendo importante alinhá-los ao próprio funcionamento da empresa. 

Como fazer uso dos KPIs

Não há uma fórmula para o uso dos KPIs. Portanto, é importante que cada área de atuação do empreendimento seja acompanhada de maneira minuciosa para que as melhores práticas sejam executadas.

Contudo, esse também é um processo que requer continuidade, sendo impossível esperar resultados consistentes caso não haja aplicabilidade recorrente de análise por métricas. Geralmente, definimos os indicadores ainda na etapa de planejamento, para assim acompanhar o desenvolvimento de metas a curto e longo prazo.

Para começar, uma dica é destacar todas as áreas do empreendimento, bem como os processos pertencentes a cada uma delas. Por exemplo, no setor de finanças há uma série de atividades corriqueiras que envolvem a entrada e saída de recursos. 

Porém, é importante listar quais são essas atividades e como elas se conectam com os objetivos do setor e da empresa como um todo. Entender o que está sendo feito para alcançar tais metas também faz parte do processo de acompanhamento de evolução. 

Como algumas tarefas podem ser um tanto complexas, também é comum contar, em diferentes etapas da metrificação, com a ajuda de profissionais especializados.

Precisa de consultoria empresarial? Confira as soluções da BGR Consulting!