Os serviços de contabilidade para TI vão desde a orientação por meio de assessoria até o acompanhamento e desenvolvimento de operações contábeis rotineiras, como a gestão de fluxo de caixa e pagamento de contas e tributos.
Contabilidade para TI: Como fazer?
Autônomos e proprietários de empresas podem encontrar diferentes vantagens na contabilidade para TI. Por isso, a BGR Consulting elaborou o artigo de hoje para explicar tudo que está envolvido nesse tipo de serviço.
Para começar, é importante fornecer mais informações a respeito das atividades relacionadas com essas duas áreas. Tecnologia da Informação (TI) é o ramo de atuação responsável pelo desenvolvimento de recursos ligados à comunicação. Desse modo, com o uso de TI, é possível criar mecanismos de armazenamento, transferência e processamento de dados. Isso ocorre através da programação de softwares e aplicativos.
Outro aspecto dessa área é o gerenciamento de redes para controlar dispositivos que fazem parte de um mesmo sistema. Por outro lado, pode-se definir a Contabilidade como o campo científico que estuda as relações patrimoniais e financeiras de entidades físicas, jurídicas e governamentais.
Os serviços contábeis, assim como os de TI, são diversos. Os profissionais deste ramo podem administrar de recursos, auditoria de informações e planejamento de estratégias.
Sendo assim, a contabilidade para TI é a aplicação de serviços contábeis para profissionais e empresas de tecnologia. Esse tipo de contratação tem se tornado cada vez mais comum e há razões para isso, vamos entendê-las.
Por que contratar contabilidade para TI?
O uso de contabilidade para TI segue uma tendência cada vez mais frequente não só nessa, mas também em outras áreas de empreendedorismo. Os motivos vão desde a possibilidade de verificar e organizar dados importantes até o controle total das atividades financeiras.
A partir de uma prestadora contábil, é possível escolher entre uma variedade de serviços, como a assessoria financeira e a auditoria para startups. Já a terceirização de operações é uma alternativa para empresas que desejam estabelecer uma rotina de trabalho contábil a partir da contratação de profissionais especializados.
Por exemplo, o chamado BPO Financeiro permite que tarefas como o controle do fluxo de caixa, o pagamento de contas e a gestão tributária e de Recursos Humanos tenham maior assertividade.
Assim, tais possibilidades fazem com que a contabilidade para TI seja uma alternativa que permite automatizar tarefas, corrigir erros e planejar estratégias com maior eficiência.
A economia de tempo também é apontada como uma vantagem competitiva. Quando liberados de ações repetitivas, colaboradores tendem a render mais e apresentar melhores ideias para o crescimento da companhia.
Qual a melhor forma de contratação?
A escolha de serviços de contabilidade depende de uma série de fatores. De acordo com o SEBRAE, é preciso se atentar à atuação, algo que vai além das tarefas operacionais rotineiras.
Portanto, escolher um bom contador depende de uma apreciação a respeito de sua forma de atuar, que deve focar no estudo e cuidado com a situação financeira do negócio. É preciso conhecer, em detalhes, a estrutura da empresa, bem como suas projeções de crescimento a curto e longo prazo.
As decisões também devem ser tomadas com base em uma análise profunda do cenário de tributação. Assim, cabe ao profissional contador encontrar as melhores alternativas legais para a diminuição da carga tributária e o aumento de lucratividade.
A BGR Consulting tem as melhores opções em Contabilidade para Tecnologia. Saiba mais!