O protagonismo das mulheres empreendedoras vem crescendo nas últimas décadas. O incentivo e a criação de projetos são as principais ferramentas para que o empreendedorismo feminino no Brasil ganhe lugar de destaque.
Empreendedorismo feminino: Do que se trata?
O número de contratação de mulheres em empresas brasileiras tem aumentado cada dia mais. Com isso, o empreendedorismo feminino também está ganhando mais visibilidade. No artigo de hoje, o blog da BGR fala sobre esse assunto e traz detalhes. Para começar, é preciso voltar alguns anos na história. Explicados abaixo.
Historicamente, o papel das mulheres em posições de destaque se deu a partir de muita luta pela conquista de direitos iguais. Mas, quando esse fator sozinho não era suficiente, a participação feminina em diferentes áreas de atuação também costumava ocorrer a partir da ausência de homens disponíveis para desempenhar determinados papéis.
Conforme o tempo passa, estamos, ainda que de maneira um tanto lenta, mudando essa realidade, e isso representa uma nova era de maior aceitação e de mais espaço para o empreendedorismo feminino.
Por que o empreendedorismo feminino é importante?
A importância do incentivo ao empreendedorismo feminino é indiscutível, já que participação igualitária entre gêneros representa um avanço para a sociedade como um todo. Esse debate abre a possibilidade da criação de políticas para o desenvolvimento econômico e inclusão.
Uma pesquisa do SEBRAE indica que no Brasil contamos com mais de 10,3 milhões de mulheres empreendedoras, esse número é expressivo e indica que não há apenas espaço, mas também demanda para mulheres que empreendem. Por isso, é importante dar espaço a essas mulheres para ouvir e entender suas visões e seus desafios, e também para incentivar outras.
Um dos mercados onde havia predominância masculina até pouco tempo atrás é o mercado publicitário, onde víamos muitos homens em cargos de liderança principalmente, e hoje já é possível encontrar mulheres ocupando essas posições.
Quais os desafios das mulheres empreendedoras no Brasil?
Os desafios para o público feminino empreendedor sempre existiram e vão de questões como desigualdade salarial até a exclusão em debates. As mulheres empreendedoras podem sofrer pressão tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho, isso porque muitos estereótipos de gênero continuam sendo reforçados, alguns deles relacionados à maternidade e ao papel de dona de casa.
Muitas vezes as empresas pregam a igualdade feminina nas empresas, mas não refletem isso em suas próprias gestões e quadro de funcionários. Esse também é um ponto de atenção e mudança.
Para combater esses problemas é necessário que esse debate exista desde a educação básica e seja incentivado em diversas esferas da sociedade. No entanto, nas faculdades e empresas, por sua vez, é preciso conduzir esse trabalho de maneira mais assertiva, sempre discutindo e demonstrando a importância de uma participação equilibrada entre homens e mulheres.
E os desafios das mulheres na publicidade?
O mercado publicitário foi palco de muitas campanhas pensadas exclusivamente por homens mas feitas para mulheres, com isso, a falta de representatividade feminina ficou evidente. Hoje, já é possível ver propagandas e campanhas feitas de uma ótica feminina, e que abordam questões que antes não eram discutidas.
Há muitos desafios envolvendo o empreendedorismo feminino na publicidade, desde a falta de representatividade até a relutância em receber e aceitar ideias femininas. Além disso, para novas empreendedoras que querem entrar na publicidade, há também as questões de documentação e finanças que precisam ser resolvidas.
Algumas empreendedoras, a fim de fortalecer a presença feminina na área, optam também por contratar outras mulheres para ocupar suas vagas. Um meio interessante de conseguir isso é oferecer algumas vagas como afirmativas para esse público.
Iniciativas para o público feminino empreendedor
Há uma série de organizações públicas e privadas que se preocupam com a inserção das mulheres em posições de destaque e disponibilizam conteúdos interessantes a esse respeito. Por exemplo:
- O SEBRAE divulga e conduz projetos como o curso Mulheres em Foco. Gratuita, a formação de 12 horas permite que o público feminino desenvolva habilidades socioemocionais e técnicas para lidar com ambientes empreendedores.
- O programa SEBRAE Delas, por sua vez, oferece conteúdos e ajuda a ampliar a rede de empreendedoras no Brasil.
- O Prêmio Mulher de Negócios faz homenagens e inspira mulheres que atuam nesta área.
- A plataforma da Escola Virtual do Governo também conta com uma série de cursos de formação gratuitos. Como exemplo, há o Mulheres na Liderança e o curso Empresas e Direitos Humanos.
- O site Se Candidate, Mulher! pode ajudar a encontrar talentos femininos.
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