Conheça 7 ferramentas de gestão e como usar

Veja 7 ferramentas de gestão essenciais para aplicar em seu negócio e o tome decisões mais estratégicas, embasadas e lucrativas.

As ferramentas de gestão são essenciais para tomar decisões embasadas em negócios de qualquer tamanho ou segmento. No entanto, muitos gestores não compreendem totalmente como funcionam ou a sua importância. Continue lendo para conhecer alguns dos principais métodos de gestão e como aplicá-los em seu negócio.

Ferramentas de gestão: para que servem e qual a importância?

As ferramentas de gestão são instrumentos variados que auxiliam organizações a alcançar seus objetivos e metas. Sendo assim, fundamentais para a tomada de decisões estratégicas e para o monitoramento do desempenho da empresa.

Existem diversas ferramentas de gestão aplicáveis a diferentes áreas da empresa, como finanças, marketing e produção, podendo ser adaptados para atender às necessidades específicas de uma empresa ou setor. Por isso, vamos ver a seguir 7 das ferramentas mais essenciais para qualquer negócio.

1. Análise SWOT

Também conhecida como FOFA, essa ferramenta avalia quatro áreas distintas: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Forças e fraquezas são fatores internos, enquanto oportunidades e ameaças são influências externas. Assim, a análise SWOT é especialmente útil para aprimorar o planejamento estratégico, podendo usar na gestão de pessoas e processos, formulação de planos de negócios e definição de estratégias de marketing.

2. 5W2H

Trata-se de uma checklist de atividades baseada em sete perguntas essenciais para qualquer planejamento, e é fundamental para elaborar um plano de ação claro e eficiente: What (O quê)?, Why (Por quê)?, Where (Onde)?, When (Quando)?, Who (Quem)?, How (Como)? e How Much (Quanto)?.

3. Matriz BCG

Essa ferramenta ajuda a identificar quais produtos ou serviços são mais lucrativos e quais necessitam de mais investimento ou ajustes para melhorar seu desempenho. Dessa forma, ao utilizar a matriz BCG, as empresas podem avaliar objetivamente seus produtos, identificar problemas como a alocação inadequada de recursos e descobrir oportunidades, como o lançamento de novos produtos em mercados promissores. 

4. Matriz GUT

Essa técnica avalia a urgência de uma situação, ajudando a organizar soluções de acordo com a prioridade. GUT é a sigla para Gravidade, Urgência e Tendência, com cada categoria avaliada em uma escala de 1 a 5, onde 1 representa a menor e 5 a maior gravidade, urgência ou tendência.

5. Modelo OBZ (Orçamento de Base Zero)

Ferramenta focada no planejamento orçamentário, cujo objetivo é determinar os recursos financeiros mínimos necessários para atingir as metas da empresa. Assim, diferente do orçamento tradicional, que assume que as despesas do ano anterior se repetirão e todas as metas de receita serão alcançadas, o OBZ evita essas suposições. Assim, este método é útil para empresas de qualquer tamanho ou setor, proporcionando um planejamento financeiro mais realista e eficiente.

6. Ciclo PDCA

Essa ferramenta visa implementar mudanças contínuas e melhorias nos processos organizacionais por meio de um ciclo de quatro etapas: Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Avaliar) e Act (Agir). Dessa forma, como é aplicado em ciclos, pode ser repetido quantas vezes for necessário até que os processos atinjam o nível de qualidade desejado.

7. Mapa Mental

O mapa mental é uma ferramenta de gestão empresarial que visualiza ideias, informações ou estratégias de forma criativa. Assim, utilizado em várias áreas, no mundo dos negócios, usa-se para: brainstorming, desenvolvimento de produtos ou serviços, análise de problemas e soluções, organização de informações complexas, planejamento estratégico e elaboração de apresentações e palestras.

Serviço contábil + ferramentas de gestão

Na BGR Consulting temos um time preparado para aplicar essas e outras metodologias de forma personalizada, ajudando gestores a tomar decisões mais lucrativas. Fale com a gente hoje mesmo!