Mudanças na nota fiscal de serviço eletrônica Padrão Nacional

Mudanças na nota fiscal de serviço eletrônica Padrão Nacional

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) Padrão Nacional é um documento digital que serve para registrar a prestação de serviços entre empresas e prestadores de serviços. Recentemente, visando mais segurança e praticidade nos processos relacionados à NFS-e, foram feitas algumas mudanças importantes para padronizar o seu uso em todo o país. Continue lendo para conferir as principais delas. 

O que é a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica?

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) é um documento digital criado para registrar as transações de serviços prestados, tendo sido criada em 2016 como resultado da colaboração entre a Receita Federal do Brasil, a Abrasf e a Serpro. 

Carecendo, até então, de uma padronização a nível nacional, foram feitos esforços para que, já a partir do primeiro dia de setembro de 2023, MEIs que prestam serviços para pessoas jurídicas passem a emitir suas Notas Fiscais de Serviço no padrão nacional de forma obrigatória, seguindo a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) nº 169/2022.

O objetivo representado pelo Sistema Nacional da NFS-e é estabelecer um padrão brasileiro para a emissão da nota fiscal de serviços e fortalecer a segurança de dados, permitindo a integração entre as prefeituras e os empresários de forma mais simplificada.

O que muda com a Nota Fiscal Nacional?

A padronização simplifica burocracias anteriores do processo, uma vez que a emissão de notas fiscais era regulada pelo município onde a empresa estava registrada, com cada localidade possuindo sua própria legislação e sistema para emissão de notas fiscais. 

No novo modelo, todo esse processo passa a ser centralizado a nível nacional, e cada município deve assinar o Termo de Adesão referente ao convênio do Município na esfera do CGNFS para aderir ao padrão.

Os esforços para estabelecer a Nota Fiscal de Serviços Padrão Nacional estão se concentrando em duas frentes: a criação de uma Lei Complementar para instituir legalmente a NFS-e em todo o país e o desenvolvimento de uma cesta de produtos de Tecnologia da Informação (TI), que oferece as ferramentas necessárias para todos os empresários e prestadores que utilizam a emissão de notas.  

Como emitir a Nota Fiscal no padrão nacional?

Tendo em vista que o padrão nacional da NFS-e se tornará obrigatório, é importante já se informar sobre o processo para emiti-la através da nova plataforma.

Para criar seu login, os passos são simples:

  1. Acesse a plataforma e clique em “Fazer primeiro acesso”;
  2. Preencha com seu número de CNPJ ou CPF;
  3. Se fez a declaração do IRPF nos últimos dois anos, informe o número dos respectivos recibos;
  4. Se você não declara IRPF, informe seu número de eleitor;
  5. Informe o email e senha que deseja usar para logar e realize a confirmação do email validando o código que será enviado nele. 

Pronto! Agora é só voltar à tela inicial e realizar seu login para acessar os serviços disponíveis via site ou aplicativo. Ainda tem dúvidas de como irá funcionar a NFS-e nacional? Entre em contato com a BGR para auxiliarmos você em toda essa adaptação!