Terceirização de serviços financeiros. O que é e como funciona?

Você sabia que é possível realizar a terceirização de serviços financeiros de um empreendimento? Leia o conteúdo da BGR para entender como aplicar esta ação.

Terceirização de serviços financeiros: Do que se trata?

Não deixe de ler o conteúdo da BGR Consulting antes de realizar a terceirização de serviços financeiros do seu negócio. Este conteúdo foi elaborado para que você conheça todos os detalhes a respeito do funcionamento desta transição. Saiba mais a seguir.

Para começar, é importante ressaltar que existem diferentes nomenclaturas utilizadas para uma mesma operação. Em algumas situações, isso pode criar dúvidas que você será capaz de evitar a partir da leitura desse artigo.

Por exemplo, o que pode ser chamado de terceirização financeira também é referido com muita frequência como BPO Financeiro. A sigla se refere ao termo em inglês Business Process Outsourcing, que, em tradução livre, significa terceirização de processos do negócio.  

Ou seja, em ambos os casos a referência que se deve levar em consideração é a contratação de serviços de uma empresa terceirizada que seja capaz de realizar as funções para as quais foi solicitada.

Portanto, a terceirização de serviços financeiros é uma maneira de transferência das responsabilidades envolvendo a gestão e tomada de decisões dentro do setor de finanças do empreendimento. 

Como funciona a terceirização de serviços financeiros?

A terceirização de serviços financeiros efetua-se de maneira integral ou parcial, a depender das necessidades da empresa contratante e de seu poder orçamentário.

A princípio, a análise de informações já registradas pela equipe anteriormente responsável pela área financeira do empreendimento, para que, a partir desse ponto, seja possível a transição das responsabilidades estabelecidas através de contrato. 

Quando se opta por este tipo de atividade, há várias operações que podem estar incluídas no plano de ação da empresa terceirizada. Entre elas, pode-se citar:

  • Observação e controle do fluxo de caixa do empreendimento
  • Organização e regularização de documentação tributária
  • Consultoria para investimentos
  • Análise de riscos

Além disso, a terceirização de serviços financeiros de um empreendimento pode realizar, de maneira ocasional ou regular, serviços de auditoria fiscal. Isto é, quando há necessidade de rever informações tributárias com o objetivo de corrigi-las ou comprovar sua regularidade.

Quais as vantagens de terceirizar os serviços financeiros?

Entre as vantagens da terceirização de serviços financeiros, destaca-se a economia de tempo atribuída ao desenvolvimento desse tipo de atividade.

É muito comum que, em empresas menores principalmente, um mesmo indivíduo, que por muitas vezes é o responsável pelo negócio, faça uma séria de obrigações ao mesmo tempo, dado o número reduzido de funcionários.

Outra característica da contratação de equipe terceirizada para finanças é a economia, desta vez relativa aos gastos no empreendimento. 

Uma equipe qualificada é capaz de analisar com expertise a incidência de erros, bem como consegue enxergar as melhores oportunidades para realizar investimentos ou grandes mudanças.

Como recorrer a este serviço?

Para contratar uma equipe financeira terceirizada, é preciso levar em conta alguns aspectos importantes, como a reputação da empresa contratada no mercado. Vale lembrar que, atualmente, é possível realizar diversos tipos de consultas via internet, que facilita essa etapa.

É importante uma análise a respeito das reais necessidades do empreendimento, para que se possa optar pela melhor equipe e dos serviços prestados. 

Além disso, é importante considerar o que há disponível em caixa para que este tipo de contratação se realize. Lembre-se que nem sempre é o melhor momento para fazer esse tipo de transição. Agora que você já sabe tudo sobre terceirização de serviços financeiros, conheça a atuação da BGR Consulting nesta área.