Qual o significado de Venture Capital? Saiba tudo sobre.

Quer aprender mais sobre investimentos empresariais? Acesse o artigo da BGR Consulting para aprender o que significa e como funciona o Venture Capital.

Venture Capital: Definição

No artigo de hoje a BGR Consulting fala a respeito de Venture Capital, um tipo de investimento de risco que também é conhecido por sua tradução: capital de risco. 

Trata-se de uma operação realizada por investidores que veem potencialidade de crescimento de pequenas e médias empresas.

Geralmente, quando se fala em Venture Capital, as empresas alvo de investimentos são as conhecidas startups, ou seja, empreendimentos  que estão em ascensão a partir da combinação entre ideias inovadoras e métodos de produção escaláveis.

Com a aplicação de recursos em empreendimentos dessa natureza, espera-se que ocorra o financiamento de projetos que podem ainda não estar sendo desenvolvidos devido à falta de verba para compra de materiais ou contratação de mão de obra qualificada para a realização de diferentes etapas.

Venture Capital: Quem investe?

Quem realiza investimentos nessa modalidade pretende obter grandes retornos, mas com consciência dos riscos equivalentes.

Como o Venture Capital se refere ao investimento em pequenas e, sobretudo, novas empresas, não é incomum que projetos promissores acabem por não se cumprirem da maneira esperada.

Por essa razão, o investidor precisa ter um perfil considerado mais agressivo, ou seja, que esteja disposto a correr riscos referentes a seus investimentos.

Em artigo recente, o Estadão reúne informações de um estudo realizado pela Associação Brasileira de Venture Capital e Private Equity (ABVCAP) em conjunto com a KPMG. 

Nesses estudos, aponta-se que a maioria dos investidores dessa modalidade é composta por investidores caracterizados como institucionais.

No entanto, isso não significa que investidores com outros perfis estejam impedidos de realizar investimentos em Venture Capital.

O acesso ocorre via Fundos de Investimentos em Participações (FIPs), permitindo que pessoas físicas e investidores experientes invistam em projetos promissórios.

Etapas de investimento 

Há diferentes etapas em que pode ocorrer um investimento como o Venture Capital, isso porque as empresas podem estar em etapas distintas de desenvolvimento.

Em geral, essas etapas dividem-se entre fases iniciais de projetos e a injeção de recursos em empresas operacionais buscando maior produção.

Quando investir? 

Esse tipo de investimento requer a análise de possibilidades em razão dos objetivos do investidor e natureza do próprio Venture Capital.

Pessoas físicas e empresas podem obter auxílio de serviços especializados em finanças e assessoria financeira para criar a melhor carteira de investimentos.

Escritórios especializados realizados análises financeiras aprofundadas, alinhando perspectivas e riscos para investimentos tangíveis.

Se você procura por assessoria financeira, acesse a área de serviços da BGR Consulting e conheça a melhor proposta na área de investimentos.