Controladoria: O que é
No artigo de hoje, a BGR Consulting ensina tudo que você precisa conhecer a respeito de uma controladoria.
O objetivo geral de qualquer empreendimento é garantir o funcionamento adequado e produtivo de todos os processos nele desenvolvidos.
Para que isso seja possível, é preciso levar em consideração diferentes detalhes que envolvem as políticas instituídas pela empresa, a legislação brasileira e a própria gestão de negócios.
Em um empreendimento, essa ferramenta é uma grande aliada na administração de tarefas financeiras e organizacionais.
A atuação da controladoria se dá por meio da análise dos dados gerados em setores como Contabilidade e Recursos Humanos e das estratégias postas em prática em cada um deles.
A partir dessa análise, a controladoria é capaz de gerar seus próprios relatórios, o que permite a tomada de decisões com objetivo de aprimorar, substituir ou suspender operações e recursos.
Controladoria: Passo a passo
Para estabelecer o passo a passo de uma controladoria, é preciso compreender que esta se faz através da análise e tomada de diferentes decisões envolvendo a gestão dos negócios e de suas finanças.
Portanto, criar objetivos sobre o que será analisado é o primeiro ponto para desenvolver um plano eficiente de controle financeiro.
De acordo com artigo elaborado pelo SEBRAE, há erros comuns na gestão de negócios que podem comprometer suas finanças.
A falta de gestão de recursos, atrasos com o pagamento de despesas, insuficiência no controle fiscal e contração de dívidas são alguns dos principais motivos para uma empresa enfrentar problemas financeiros.
A controladoria utiliza-se para evitar tais situações, pois faz parte de suas funções auxiliar o setor de contabilidade com a organização e cumprimento de tarefas.
Para fiscalizar atividades de maneira mais objetiva, recomenda-se que os dados financeiros do negócio tenham registros.
Uma das maneiras de realizar essa operação é através da utilização de fluxo de caixa. Como essa ferramenta permite acompanhar as movimentações de entradas e saídas, é possível planejar pagamentos e recebimentos de maneira mais eficiente.
Quando necessário, a controladoria pode auditar informações registradas com o intuito de aprimorar a administração financeira.
Também faz parte da controladoria estudar o melhor momento de realizar investimentos, de modo que os riscos identificados e diminuídos.
Este setor também pode, em conjunto com a administração, elaborar e oferecer cursos visando formar os profissionais da empresa.
É possível terceirizar serviços de controller?
Controller é o nome que se dá ao profissional responsável pelo setor de controladoria de um estabelecimento.
Como é possível verificar, estas funções às vezes desempenhadas de maneira fixa, por meio da instituição de um setor específico no empreendimento.
No entanto, para muitas empresas essa não é a opção de contratação mais viável, fazendo com que a busca pela atuação pontual de especialistas autônomos seja também muito requisitada.
Outra opção existente são os escritórios que oferecem serviços de contabilidade, gestão de finanças e consultoria para controle financeiro.
Este é o caso da BGR Consulting. Quer conhecer sua atuação na área de finanças? Acesse!