Onde surgiram as Startups?

Leia o novo conteúdo da BGR Consulting para saber de onde vêm as startups. Saiba mais sobre a origem do termo e que local originou esse modelo de empresa.

Startups:  Os pioneiros nesse modelo de negócio

As startups têm sido cada vez mais reconhecidas no Brasil, sobretudo, pois há uma crescente necessidade de inovação no campo do empreendedorismo no país. 

No entanto, nem todo mundo conhece as origens do termo que dá nome a esse modelo empresarial ou mesmo quando surgiram as primeiras companhias com objetivos que hoje são amplamente divulgados como centrais na concepção desse tipo de negócio. 

Por isso a BGR Consulting preparou este conteúdo. Ao final da leitura, espera-se que se construa um percurso em torno da história das startups.

Para começar, é importante lembrar que as principais características atribuídas a uma empresa reconhecida como startup são:

  • O desenvolvimento de uma ideia considerada inovadora
  • Baixos investimentos iniciais
  • Capacidade de flexibilizar e aumentar a produtividade
  • Alto potencial de crescimento e lucratividade 

Ao pensar nos aspectos descritos acima, é possível lembrar de uma série de empresas que os adotaram como ponto de partida para o sucesso, muito antes da própria popularização do termo. 

De todo modo, é quase impossível pensar na origem dessa forma de organização sem evocar as contribuições dos Estados Unidos, mais especificamente na região do Vale do Silício, nesta temática.

Artigos indicam que as startups existem desde a década de 1950, com empresas como a Fairchild Semiconductor, pioneira em tecnologia e precursora das grandes empresas de tecnologia na Califórnia.

Startups: origem do termo 

Nas décadas seguintes, várias empresas adotaram modelos de crescimento semelhantes à Fairchild, mas somente nos anos 1990 as startups começaram a ter reconhecimento a partir deste termo.


Nesse período, empresas exemplares destacam-se por estruturas de negócios flexíveis e resilientes, coincidindo com a crescente popularização do conceito de startups.

A palavra de origem inglesa pode não ter uma tradução literal, como aponta o artigo do SEBRAE.

É comum, portanto, que se mantenha a utilização do original e, embora traduções como empresas emergentes também aceitas para designar as startups.

Como a ideia de startup se popularizou no Brasil?

No Brasil, a compreensão e classificação de empresas como startups são mais recentes, impulsionadas principalmente nas últimas décadas.


Empresas como a 99 consolidaram-se no mercado brasileiro recentemente, algumas atingindo a marca de unicórnio, com valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares.

Quais as perspectivas atuais para startups? 

Como dito, a busca por inovação tem demanda cada vez maior em todos os locais e segmentos do mercado.

Segundo artigo da Forbes, de maneira mais específica, o setor com maior potencial de crescimento mediante um modelo de startup é o de serviços financeiros realizados à distância.

Isso significa também que há um crescimento relevante em outros segmentos, o que, culmina na busca por administração especializada do setor financeiro de diferentes negócios.

A BGR Consulting é uma das empresas que atua na gestão e desenvolvimento de estratégias financeiras. Quer saber mais? Acesse já!